Cirurgia Refrativa: como é a técnica cirúrgica?
A cirurgia refrativa (laser) é utilizada para a correção da miopia, da hipermetropia e do astigmatismo. Atualmente é feita por meio de um equipamento chamado Excimer Laser. A correção da visão é um procedimento seguro, eficiente, realizado com anestesia local e que dura apenas alguns minutos. Mas não se engane, não é um procedimento simples, e exige conhecimento do cirurgião. Atualmente, existem basicamente duas principais técnicas:
1) Lasik: Uma fina incisão na córnea é realizada com um aparelho chamado Microcerátomo. Após o corte, o laser é aplicado para a correção de grau. Atualmente, o flap do Lasik é confeccionada com laser de femtosegundo.
2) PRK: Nessa técnica é realizada uma retirada manual das camadas mais superficiais da córnea com uma pequena espátula ou com uma escova rotatória. Após esse procedimento, é aplicado o laser. Alguns médicos podem optar por aplicar um medicamento chamado mitomicina. Depois, coloca-se uma lente de contato gelatinosa que ficará no olho de 3 a 10 dias.
Os tipos de cirurgia refrativa diferenciam-se, principalmente, pelas características do pós-operatório. Para saber qual é a mais indicada para você, não deixe de consultar um oftalmologista!