As glândulas de meibomius são responsáveis por produzir a camada gordurosa da lágrima, fazendo com que a evaporação seja mais lenta. Essas glândulas estão localizadas nas pálpebras inferior e superior. Quando há a disfunção delas, ocorre uma das formas do Olho Seco.

Essa síndrome atinge 12% da população brasileira. Não chega a acarretar cegueira, mas pode produzir cicatrizes na córnea, reduzindo parte da visão.
Com o clima seco, no inverno a Síndrome é potencializada.

Há diversas causas para a pioras dos sintomas, que incluem:
Exposição ao frio, clima seco, ar condicionado, vento, poluição e exposição prolongada a monitores.
Na menopausa há a diminuição de lubrificação das mucosas;
Doenças como artrite reumatoide, hipertensão arterial, diabetes e conjuntivite;
Empo excessivo em computador, celular, tablets e televisão;
Uso de medicações como anti-histamínico, descongestionantes, remédios para hipertensão arterial e antidepressivos;
Uso prolongado de lentes de contato.

O tratamento envolve uso de colírios específicos de acordo com a gravidade da Síndrome.
Podemos ainda usar plugs de ponto lacrimal, e luz pulsada.

Lembrando que alguns colírios prescritos em farmácia como lágrimas artificiais são extremamente contra-indicados. Não use nada sem orientação médica!

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui