fbpx

A partir de quando devo levar meu filho ao Oftalmologista?

A partir de quando devo levar meu filho ao Oftalmologista?

90% do desenvolvimento do olho humano ocorre até os 2 anos. É nesse período em que os principais problemas de visão podem ser evitados. Por isso os cuidados devem se iniciar logo nos primeiros meses de vida do bebê.

É indicado o acompanhamento com especialista a cada seis meses e, depois que se completa essa fase crucial após os dois anos, as consultas devem ser realizadas anualmente.

Dessa maneira, a miopia, astigmatismo e hipermetropia podem ser evitados logo de início. Até mesmo porque é mais difícil diagnosticar os problemas nessa fase. Geralmente, a criança não demonstra ter a visão diminuída, ou sequer sabe que não está enxergando bem.

E é justamente aí que o problema se agrava se não tratado. Os problemas de visão na infância podem prejudicar o desenvolvimento escolar, pois pode haver dificuldade em ler as anotações no quadro, ou mesmo em ler e escrever.

Outra maneira de prevenir problemas na visão é limitar o tempo nas telas. Sabemos que hoje em dia, as crianças já nascem sabendo mexer em aparelhos tecnológicos. Porém, o uso deve ser limitado. Existem diversos estudos sugerindo que os hábitos de perto tendem a induzir a miopia.

Portanto, aproveitem as férias escolares e levem seus filhos o mais cedo possível no oftalmologista!

 

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

Share: