fbpx

As telas aumentam incidência de miopia?

As telas aumentam incidência de miopia?

Em outubro de 2019 a OMS liberou um relatório citando 1 bilhão de casos de miopia. De um lado, cita a falta de acesso ao sistema de saúde de países muito pobres e de outros o envelhecimento da população e a mudança do estilo de vida da população atual, que passa mais tempo em ambientes fechados e com maior exposição à telas.

E é sobre esse último item que gostaríamos de falar. O que se sugere no levantamento é que o número de míopes vem aumentando e a provável causa disso seria a mudança de estilo de vida que levamos. Existiu um grande aumento no uso de telas (celulares, tablets, computadores e televisão) e além disso, estas atividades estão indiretamente associado a permanência em locais fechados e consequentemente menos exposição ao sol.

A exposição ao sol favorece a saúde ocular pois estimula a liberação de mais neurotransmissores, como a dopamina e o óxido nítrico, inibindo o crescimento do comprimento axial do globo ocular, que é uma das causas da miopia.

Seja por mudanças nos nossos hábitos, ou por questões de segurança, esse enclausuramento, tem aumentando também na fase infantil, onde temos observado o aumento de problemas oculares nas crianças.

Que tal dar um folga para o seu celular e tomar um pouquinho de sol?

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

Share: