A retina é um tecido fino e delicado que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular, ela contém receptores fotossensíveis que são responsáveis pela visão.

Há três tipos de descolamento de retina:
Descolamento de retina regmatogênico, o descolamento de retina seroso, resultante de um fatores do organismo e o descolamento de retina tradicional que é dado a em razão da tração exercida sobre a retina secundário ao diabetes, por exemplo.


Existem 3 tipos de cirurgias corretivas para esse descolamento:

-Pneumática: ocorre por meio de injeção de gás na cavidade ocupada pelo vítreo, como forma de pressionar a área descolada e impedir a passagem do líquido pela rasgadura que se formou, tanto o gás injetado, quanto o fluido são absorvidos pelo organismo posteriormente.
-Buckle: é a implementação de uma faixa de silicone ao redor do globo ocular com o intuito de pressionar a esclera a fim de apoiar a retina e facilitar sua aderência.
-Vitrectomia: é feita através de micro incisões onde instrumentos são introduzidos para corrigir os defeitos que promoveram o descolamento de retina.
Na maioria dos casos apenas uma intervenção cirúrgica é suficiente para reverter o problema, entretanto há situações que requerem novos procedimentos ou associação de mais de uma técnica terapêutica.
Após a cirurgia o paciente passa algum tempo com um curativo sobre o olho operado para repouso, além de ser aconselhável evitar movimentos bruscos, práticas de esportes e viagens de avião por conta da pressão atmosférica.