A blefaroplastia é um procedimento realizado especificamente na área dos olhos, melhorando a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou ambas.⠀
Como já conversamos em outros posts sobre como esse procedimento é feito, os cuidados e recomendações, hoje iremos falar um pouco sobre algumas complicações que podem vir a surgir.⠀
Temos que ter em mente que a blefaroplastia é uma cirurgia então, como em todos os procedimentos cirúrgicos, por mais que pequena, existe a possibilidade de ter complicações, mas isso não significa que elas não podem ser evitadas. ⠀
As complicações desse procedimento não são comuns e quando ocorrem são geralmente discretas e transitórias, como hematoma e quemose (retenção de líquido decorrente da reação inflamatória).⠀
Porém, pode correr o risco de mau posicionamento da pálpebra inferior, lagoftalmo (alteração em que o olho não pode ser fechado completamente), ptose palpebral ou de supercílio (pálpebra superior ou supercílio abaixo do seu nível normal), órbita senil (perda da sustentação e do volume dos tecidos moles da face), diplopia (visão dupla), podendo até resultar em complicações definitivas, como a cegueira.⠀
Entretanto, a blefaroplastia é uma cirurgia que tem uma alta taxa de satisfação e baixo número de complicações. Portanto, procure um bom profissional!⠀
Assim como qualquer procedimento, para um bom resultado é necessária uma avaliação pré-operatória minuciosa, esclarecendo para o paciente os benefícios e limitações da cirurgia, além de determinar as técnicas a serem usadas de acordo com as características de cada paciente. Se realizado de maneira criteriosa, minimizamos os riscos de complicações e nos preparamos para os desdobramentos no pós-operatório..⠀