fbpx

Quantas horas do seu dia você fica de frente para o computador, celular ou tablet?

Quantas horas do seu dia você fica de frente para o computador, celular ou tablet?

Muitas vezes, permanecemos conectados em duas telas ao mesmo tempo: assistimos à televisão e espiamos o celular. Precisamos nos atualizar nas redes sociais, mas não podemos perder a novela ou mesmo o Jornal das 20h00.

E quais são os efeitos para os nossos olhos, diante de tanta exposição?

Em 2018, a Hootsuite e a We are Social divulgaram que o brasileiro permanece em média, 9 horas e 14 minutos conectado, considerando o Brasil um dos campeões em tempo de permanência em rede.

Esse excesso de tecnologia, vem acompanhado do aumento e da necessidade de nos mantermos conectados no que estamos vendo, lendo ou visualizando.

Se já não bastasse a luz violeta das telas serem prejudiciais à nossa retina, o simples fato de nos mantermos focados nos faz piscar menos e consequentemente reduz a lubrificação dos olhos. Em média, piscamos de 12 a 15 vezes por minuto, porém quando estamos atentos ao celular por exemplo, a frequência diminui para 5 a 7 vezes.

No curto prazo, o ressecamento ocular e a degeneração da retina, podem ser imperceptíveis, mas logo começamos a sentir cansaço das pálpebras, coceiras e até mesmo dores de cabeça. Esses sintomas, frequentemente ,estão associados ao hábito da exposição e excesso de luz proveniente das tecnologias.

Para evitar esses sintomas e contribuir para o seu bem-estar e dos seus olhos, é aconselhável fazer pequenos intervalos de hora em hora. Seguem algumas dicas:

1) Faça uma pausa para o café e deixe o celular na mesa. Além de promover o descanso da vista, até o café terá outro gosto
2) Procure um local escuro ou com luz natural como um jardim por exemplo e feche os olhos por um minuto. Dessa forma, você contribuí para a lubrificação dos seus olhos
3) Se você é fã de ler livros através de tabletes, opte por aqueles sem luz ou então diminua um pouco a luz das telas. Temos o hábito de usar o brilho no máximo e quase nunca é necessário para uma boa visualização e leitura.

Usar a tecnologia à nosso favor é fundamental, mas não deixe que ela prejudique seus olhos. Qualquer sintoma aqui descrito, converse com nossos oftalmologistas.

A SP Oftalmo atende à diversos convênios médicos e possui 2 unidades: no Jardin (Alameda Campinas 728) e na Saúde (Av. Fagundes Filho 134).