Diferente do que se pensa, nem todas as doenças oculares podem ser resolvidas com o transparente de córnea. Neste procedimento, somente a córnea é transplantada. As demais estruturas do olho do paciente são mantidas!
Isso que dizer que pacientes com alterações retinianas, glaucomatosas, ou cristalinianas, não vão se beneficiar do procedimento.
Muito tem se falado sobre o transplante de córnea como um método para reverter a cegueira causada por doenças na córnea. Mas afinal, é seguro?

O transplante de córnea é o mais realizado e mais bem sucedido na prática médica. Como não há passagem de sangue pelos tecidos da córnea, o risco de rejeição existe mas é pequeno quando comparado a outros tipos de transplante.

Além disso, o transplante é um último recurso existente para conduzir uma patologia. Ele nunca é realizado sem antes serem estudadas todas as opções, realizados todos os exames pré-operatórios e tratamentos disponíveis.

O transplante de córnea é um procedimento oftalmológico de grande complexidade, e poucos profissionais estão aptos a realizá-lo. Vale lembrar que hoje a fila de espera para um transplante de córnea pode chegar a 1 ano!

 

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui