Estamos falando apenas do olho, ok? ?

Tudo o que causa uma diferença de acuidade visual entre os dois olhos pode gerar um olho preguiçoso.

Explico: quando temos, por exemplo, problema de astigmatismo, hipermetropia e miopia, com graus diferentes entre os dois olhos, ou mesmo estrabismo, a diferença de imagens que são transmitidas para o cérebro causa uma confusão. Isso faz com que o cérebro compense, diminuindo sua conexão com o “olho ruim” e mantendo apenas com o “olho bom”.

O problema disso, é que pode causar um desgaste no “olho ruim”, piorando ainda mais o problema. Por isso, precisa ser corrigido.

O tratamento pode ser feito através da correção dos problemas de visão, adequando o grau das lentes. Mas, em alguns casos, a conexão entre o “olho ruim” e o cérebro deverá ser treinada para solucionar o problema. É por isso que oftalmologistas indicam o uso de tampão no olho com maior acuidade, obrigando o olho que precisa reconectar com o cérebro a “voltar a trabalhar”.

Por isso, se você ver alguma criança, ou mesmo adulto, usando esse tampão, em vez de rir, ou fazer piadinhas (sem graça), que tal incentivá-los? Afinal, eles não estão fazendo nada mais do que cuidando da própria visão.

 

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui