A catarata é um tipo de condição ocular que acomete o cristalino, a “lente” transparente que se encontra atrás da íris, tornando-a opaca e dificultando a passagem da luz. Todas as pessoas, em algum momento da vida, acabam desenvolvendo a catarata. Trata-se de um nome diferente para o cristalino que vai se tornando opaco.

A evolução da catarata costuma ser lenta, mas também pode ter apresentações razoavelmente rápidas.

Sintomas da Catarata

O principal sintoma da catarata é a perda progressiva de nitidez e da visão. Isso acontece porque a luz não consegue atingir efetivamente as células fotossensíveis da retina.

No começo da catarata, essa perda é mais leve. A visão pode ficar embaçada como se houvesse névoa no ambiente. Além disso, pode ocorrer perda de contraste entre as cores e a necessidade de mais luz para enxergar bem.

Nos estágios mais avançados, a pessoa pode chegar a enxergar apenas vultos e sombras, com a nitidez caindo drasticamente, podendo ser chamada de cegueira

Também pode ocorrer alguns outros sintomas como:

• Visão dupla;
  • Brilho intenso das luzes;
  • Imagens distorcidas;
  • Dificuldades para ler, dirigir etc.

Tratamento para a Catarata

O tratamento definitivo para a catarata é exclusivamente cirúrgico

A cirurgia consiste na substituição do cristalino por uma lente específica para o caso de cada paciente. Para alguns, esse procedimento também pode servir para eliminar o uso de óculos. Algumas das maiores revoluções na cirurgia de catarata são justamente as lentes intra-oculares que estão cada vez mais modernas. Dependendo de qual lente é implantada, conseguimos não só tratar a catarata mas diminuir também, a dependência dos óculos. Já é possível, inclusive, diminuir o grau de óculos para longe e para perto.

A cirurgia de catarata é rápida e segura, feita com anestesia local e sedação leve. Mas não se engane, não é um procedimento “simples”. Complicações podem existir, especialmente se estamos falando de casos mais complexos, com cataratas maiores e pacientes com outras doenças associadas.
A cirurgia mais moderna é chamada de facoemulsificação (um procedimento que emulsiona e aspira o cristalino). Nesse método, utilizamos emissão de ultrassom para fragmentar a catarata, e utilizamos incisões cada vez menores. Hoje em dia, as incisões são de aproximadamente 2mm, método que garante um corte menor e sem suturas, melhor recuperação e melhores resultados visuais.