Todos nós nascemos com uma lente intraocular, que tem como objetivo ajustar o foco do que estamos enxergando. Com o passar dos anos, essa lente, chamada cristalino, pode começar a se tornar opaca, levando a uma baixa de visão. Essa condição é chamada de catarata. Ela pode começar a surgir por volta dos 50 anos de idade e sua evolução depende de pessoa para pessoa.

O tratamento é cirúrgico, através de um aparelho que fragmenta a catarata por uma incisão extremamente pequena (aproximadamente 2mm), e implanta no seu lugar, uma lente intraocular perfeitamente transparente, devolvendo a visão do paciente!

A cirurgia dura aproximadamente 15 minutos e é completamente indolor. O pós-operatório será mais tranquilo se o paciente repousar e evitar movimentos bruscos com a cabeça, não comprimir ou coçar a região operada, evitar ambientes quentes e poluídos e proteger o olho de vapor, poeira, vento, xampu e sabão. Ao postergar demais a cirurgia, o procedimento vai ficando mais traumático e vamos agregando mais riscos ao procedimento. Portanto, não postergue muito a cirurgia, pois os riscos serão maiores! Converse com seu médico e juntos, decidam o melhor momento de abordar cirurgicamente.