fbpx

Cloroquina e Hidroxicloroquina podem causar problemas oculares?

Cloroquina e Hidroxicloroquina podem causar problemas oculares?

Diante da pandemia do Covid, entraram para protocolos de tratamento duas medicações: a Cloroquina e a Hidroxicloroquina.
Gostaríamos de orientar sobre possíveis danos aos olhos como alterações visuais e até perda de visão após seu uso prolongado.

Vale lembrar que esses medicamentos já são amplamente utilizados na prática médica, mais especificamente no tratamento de doenças reumatológicas, dermatológicas e a malária.

Por tratarem doenças crônicas, essas medicações são frequentemente prescritas para uso prolongado e contínuo.
Verificamos que, após certo tempo de uso da medicação, alguns pacientes evoluíam com uma forma de maculopatia.
Este tempo pode variar, mas geralmente estamos falando de um período de aproximadamente cinco anos.
Portanto, pacientes que utilizam essa medicação, devem passar no seu oftalmologista com certa frequência para avaliação de fundo de olho‼️
Felizmente, essa droga vem se mostrando eficiente no tratamento da COVID-19🦠 e, como o curso desta pandemia costuma durar poucas semanas, o uso desta medicação neste tratamento específico, não deve cursar com a maculopatia.

Entendemos que os estudos ainda são preliminares, ainda sem relevância estatística concreta, então, somente seu médico poderá decidir introduzir ou não, essa medicação.

O intuito deste post é apenas informar sobre os efeitos dessa medicação e não estamos estimulando a usá-la ou não.

Portanto, não use a medicação sem indicação médica, e em caso de indicação médica, não tenha medo‼️
Nós da SP Oftalmo estamos à disposição para você

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

Share: