fbpx

Cuidados com os olhos que devemos ter no Carnaval

Cuidados com os olhos que devemos ter no Carnaval

O Carnaval está chegando, uma época perfeita para cair na folia, caprichar na maquiagem e na fantasia. Agora, se você não curte muito essa festa, é um ótimo momento para descansar e aproveitar alguns dias de folga.

Se você faz parte da turma da folia, para não encerrar a festa antes da hora é preciso tomar alguns cuidados com os olhos. Neste período, com as aglomerações de pessoas, o número de casos de conjuntivite crescem muito, pois esse ambiente favorece a proliferação do vírus.

Você também deve ter cuidado com os sprays de espuma e maquiagem, eles também podem aumentar o risco de contaminação nos olhos por agentes biológicos e químicos, causando irritação local, alergia e outros doenças mais graves.

Então, continue lendo esse post e conheça os cuidados que devemos ter no Carnaval.

Conjuntivite

Ambientes fechados, aglomeração de pessoas e falta de higiene são alguns fatores que contribuem para a proliferação da conjuntivite. A melhor forma de evitá-la durante o Carnaval é manter as mãos limpas, evitar coçar os olhos e não compartilhar maquiagem.

Os sintomas de conjuntivite viral ou bacteriana são pálpebras inchadas, vermelhidão, sensação de areia nos olhos e secreção. Se você estiver com esses sintomas, procure um médico oftalmologista.

Spray de espuma

As espumas de carnaval podem causar problemas graves em contato com os olhos, pois esse tipo de spray utiliza substâncias como o poliuretano, além de gases para o efeito de spray (gás butano) que podem causar lesões nas mucosas dos olhos.

As consequências do mal uso do spray vão desde irritação local, alergia, até queimaduras e lesões na córnea e membrana ocular.

Caso isso aconteça, você deve lavar bem os olhos com água corrente e não deve usar colírios ou pomadas, isso só vai agravar o problema. Se após a primeira hora, ainda apresentar sintomas como olhos vermelhos e visão turva, você deve procurar um oftalmologista

Maquiagem

O excesso de maquiagem pode acarretar problemas. Sombras com glitter e a purpurina são os queridinhos, no entanto, quando aplicados próximo aos olhos, podem causar arranhões na córnea e no cristalino, ou ainda se acomodar nas pálpebras, causando irritação. Ainda podendo ser a porta de entrada para vírus e bactérias que causam desde uma irritação ocular até problemas mais sérios, como uma úlcera na córnea.

Para não correr riscos, o ideal é evitar usar esses produtos na região dos olhos. Você pode aplicá-los em outras partes do corpo, como nos ombros e nas pernas.

Então, para não acabar com a festa de Carnaval antes da hora, não custa nada tomar esses cuidados, a saúde dos seus olhos agradece.