fbpx

Saiba tudo sobre estrabismo

Saiba tudo sobre estrabismo

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante e que deve ser diagnosticado e tratado logo no início: o estrabismo. Você sabe o que é estrabismo? Ele é popularmente conhecido como vesguice e isso acontece quando há uma alteração que não deixa os olhos ficarem paralelos.

Você pode pensar que o tratamento dele é apenas por causas estéticas, mas isso não é verdade, o estrabismo é um problema sério, que pode  levar a outras doenças, como ambliopia, e ainda pode causar a perda irreversível da visão no olho estrábico.

Então, continue lendo esse post e saiba tudo sobre estrabismo.

Causas do estrabismo

O estrabismo é causado pela diferença de acuidade visual, isso ocorre quando um olho enxerga bem, enquanto o outro não. Muitos acreditam que ele somente aparece no nascimento, mas, na verdade, ele pode afetar tanto adultos quanto crianças.

Em muitos casos ele aparece por fatores de predisposição genética, quando o bebê já nasce com estrabismo. Já em outros, ele pode ser adquirido ao longo da vida, geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça, por isso, é muito importante prestar atenção aos sintomas.

Sintomas do estrabismo

O sintoma mais comum e que é visível para todos é que os olhos não ficam paralelos, mas também há outros, principalmente quando ocorre em crianças grandes e adultos. São eles:

  • Embaçamento da visão;
  • Visão dupla;
  • Entortar a cabeça para enxergar melhor;
  • Piscar constantemente;
  • Fechar os olhos na claridade.

Entretanto, antes dos quatro meses de idade, os olhos do bebê podem apresentar pequenos desvios, porém isso deve acontecer muito raramente e por períodos de tempo muito curtos. Já após os quatro meses isso não deve mais ocorrer.

Tipos de estrabismo

  • Estrabismo convergente: o olho estrábico fica desviado em direção ao nariz;
  • Estrabismo divergente: o olho estrábico fica desviado para o lado;
  • Estrabismo vertical: o olho estrábico fica desviado para cima ou para baixo.

Tratamento do estrabismo

O estrabismo deve ser tratado como uma questão de urgência, pois, com já falamos, ele pode causar a perda de visão do olho estrábico. O paciente deve consultar um médico oftalmologista o mais rapidamente possível, assim que o desvio dos olhos é percebido.

Após diagnosticada, a doença começa a ser tratada primeiro pela baixa visão e depois os olhos desviados. Em alguns casos, o tratamento é feito apenas como o uso de óculos e tampões, mas, na grande maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico.

Portanto, é muito importante ter a consciência que qualquer desvio ocular freqüente ou permanente, em qualquer idade, é estrabismo e não cura sozinho.

Por isso, recomendamos que todas as crianças devem fazer um exame oftalmológico de rotina em torno de um ano de idade, mesmo que não haja nenhum sintoma nos olhos. Já para os adultos, é importante se consultar com um médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

Unidade Saúde

Tel: (11) 5073-6264

WhatsApp: (11) 94257-6853

Unidade Jardins

Tel: (11) 3141-2999 / (11) 3171-0082 / (11) 3285-4805

WhatsApp: (11)95318-9602