fbpx

Saiba tudo sobre descolamento de retina

Saiba tudo sobre descolamento de retina

Hoje vamos falar sobre um assunto muito sério, mas que poucas pessoas tem o conhecimento: o descolamento de retina.

A retina é uma das partes mais importantes dos nossos olhos, ela é responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão e é nela que a imagem captada é registrada, decodificada e enviada ao cérebro.

Então, quando há o descolamento de retina, você precisa procurar um médico oftalmologista urgentemente, pois isso pode levar à cegueira. Portanto, continue lendo esse post e saiba tudo sobre o assunto.

O que é descolamento de retina?

Você deve estar se perguntando, o que exatamente é o descolamento da retina? A retina vai cair do meu olho? Para começar, a retina é uma fina estrutura de tecido nervoso que reveste a parte interna do olho. Quando parte ou a totalidade da retina se desprende da parte posterior do olho, há o descolamento da retina.

Isso não é algo que pode ser visto a olho nu, apenas através de exames com um oftalmologista. Então, não, a retina não vai sair do seu olho. O grande perigo de quando isso acontece é que a retina deixa de receber a quantidade de sangue e oxigênio necessária e através disso pode pode acontecer a morte dos tecidos que leva à cegueira.

Causas do descolamento de retina

Devido ao envelhecimento, o descolamento de retina é, geralmente, mais frequente em pessoas acima dos 50 anos. Entretanto, isso também pode acontecer em pessoas mais jovens. Então, veja abaixo algumas causas que podem levar a isso:

  • Traumatismo craniano ou ocular;
  • Diabetes;
  • Glaucoma;
  • Inflamações frequentes do olho;
  • Descolamento de retina anterior em um olho;
  • Histórico familiar de descolamento de retina;
  • Miopia extrema, acima de 10 graus;
  • Feito algum tipo de cirurgia ocular;
  • Lesões oculares graves ou traumas anteriores;
  • Movimentos muito bruscos, como mergulhar, fazer esportes radicais – como o Bungee jumping.

Sintomas de descolamento de retina

Como o descolamento de retina não causa dor e nem é aparente a olho nu, no primeiro momento que você tiver algum dos sintomas abaixo, procure um médico oftalmologista:

  • Moscas volantes em seu campo de visão. Elas muitas vezes aparecem como manchas escuras, bolhas, cordas, ou pontos na visão;
  • Flashes de luz ou faíscas quando você move seus olhos ou a cabeça, que são mais fáceis de ver num fundo escuro;
  • Pode haver a perda parcial ou total da visão (nos casos mais sérios) de um olho ou de ambos.

O descolamento de retina tem cura quando ele é diagnosticado logo no início e a cirurgia é a sua única forma de tratamento. Como é um doença que pode progredir muito rapidamente, ela tem que ser tratada com urgência para não causar danos na visão central.

Além disso, não tem como garantir que a retina recolocada no lugar, a sua visão vai voltar ao normal. Isso vai depender, após a cirurgia, do quanto de sua visão foi afetada. Pode levar muitos meses para melhorar após a reparação e algumas pessoas não se recuperam completamente.

Então, se você está com algum desses sintomas, agende a sua consulta conosco.

Unidade Saúde

Tel: (11) 5073-6264

WhatsApp: (11) 94257-6853

Unidade Jardins

Tel: (11) 3141-2999 / (11) 3171-0082 / (11) 3285-4805

WhatsApp: (11)95318-9602