fbpx

Conjuntivite: como prevenir? Como tratar?

Conjuntivite: como prevenir? Como tratar?

Você já teve a sensação de estar com areia nos olhos? Acordou com as pálpebras grudadas, inchadas com secreção e coceira? Passou dias com os olhos ardendo, avermelhados, lacrimejantes e sensíveis à luz? Pois são esses os principais sintomas de quem está com conjuntivite, uma inflamação na membrana que reveste a parte branca dos olhos, podendo comprometer a córnea e causar danos à visão,  caso não seja devidamente tratada.

Ela pode ser desencadeada por reação alérgica, exposição à produtos químicos e, principalmente, por vírus e bactérias, que são os tipo mais frequentes e contagiosos.

A conjuntivite é muito comum agora no verão, principalmente em crianças. Atividades como piscina, exposição prolongada ao sol, sauna, ar condicionado, exposição a aglomerados de pessoas e poeira facilitam o contágio e a propagação da doença.

Então, como estamos nessa época de maior propagação da doença, continue lendo esse post e saiba tudo sobre conjuntivite.

Como prevenir a conjuntivite?

A prevenção da conjuntivite pode ser feita com algumas medidas bem simples, veja quais são:

  • Não coçar os olhos;
  • Lavar com frequência as mãos, com água e sabão;
  • Fazer uso individual de lenços, toalhas, maquiagem para os olhos, soluções oftálmicas e outros medicamentos de uso ocular.

Como tratar a conjuntivite?

O tratamento para conjuntivite pode ser feito de diversas maneiras, a escolha vai depender do tipo de conjuntivite e do diagnóstico feito pelo médco. Veja abaixo quais são os tratamentos mais comuns:

  • Conjuntivite bacteriana: o tratamento é feito com a aplicação de colírios ou pomadas antibióticas no olho afetado;
  • Conjuntivite viral: o tratamento é feito apenas com o uso de colírios lubrificantes para aliviar os sintomas. Este é o tipo mais contagioso de conjuntivite;
  • Conjuntivite alérgica: o tratamento pode ser feito com a ingestão dos remédios para alergia e corticóides receitados pelo médico, mas o principal é manter-se afastado do fator que causa a alergia.

Embora o tratamento varia de acordo com o tipo conjuntivite, existem alguns cuidados que devem ser feitos em qualquer caso, especialmente para aliviar os sintomas, que são: colocar compressa úmida sobre o olho fechado; manter os olhos limpos e secos, removendo as remelas; utilizar colírio lubrificante e usar óculos escuros quando sair na rua.

Como não transmitir conjuntivite?

Para evitar a transmissão, as pessoas infectadas devem ter alguns cuidados como lavar as mãos com frequência, higienizar os olhos de forma correta, evitar tocar nos olhos ou evitar ambientes fechados e com muita gente, uma vez que se a doença for de origem bacteriana ou viral, pode ser transmitida facilmente para outras pessoas.

 

Uma dica muito importante é não se automedicar, assim que os sintomas surgirem, procure um médico oftalmologista. A conjuntivite tem cura, mas deve ser tratada da forma correta para que não haja sequelas.