fbpx

Cuidados com os olhos durante o verão

Cuidados com os olhos durante o verão

Amanhã, dia 21 de dezembro, começa a estação do ano mais aguardada por muitos brasileiros que gostam de calor, sol, praia e piscina: o verão. Mas, infelizmente, com ele também chegam alguns problemas que afetam os nossos olhos.

Grande parte da população sabe a importância de usar protetor solar, mas muitos se esquecem de cuidar bem dos olhos para evitar problemas típicos dessa época do ano, como as epidemias de conjuntivite, olhos vermelhos e irritados causados pelo mar e piscina, a claridade do sol muito elevada, as alergias e irritações oculares, entre outros.  

Felizmente, muitos desses desconfortos podem ser evitados com cuidados simples. Então, continue lendo esse post e conheça os cuidados que você deve ter com os olhos durante o verão.

Evite muita exposição ao sol

Os altos índices de raios solares podem afetar a parte central da retina, o que pode levar a doenças degenerativas, provocar queimaduras na córnea e até certos tipos de catarata.

Para impedir o desenvolvimento dessas e de outros problemas, usar óculos com proteção UVA e UVB deve ser o primeiro passo. O uso de boné e chapéu também auxilia na proteção e sempre prefira a exposição ao sol durante o período da manhã ou no finalzinho da tarde, que é quando os raios solares estão mais brandos.

Nunca se esqueça dos óculos de sol

Os óculos de sol são indispensáveis no verão, eles ajudam a cuidar da saúde dos olhos. Entretanto, nem todos possuem a proteção necessária contra raios ultravioletas, por isso, vale a pena investir em um modelo bom, mais seguro e conhecido por sua qualidade.

Para as pessoas que usam óculos de grau, é importante adaptar os óculos de sol com o grau ou, também, escolher as lentes de grau que escurecem na claridade.

Cuidados com as piscinas

Embora pareçam limpas, o uso das piscinas necessitam de muita atenção, pois são utilizadas por diversas pessoas e possuem muitos produtos químicos. Por isso, uma dica importante é evitar ficar com os olhos abertos embaixo da água, pois o cloro e outros produtos contidos na água irritam e podem causar alergias. Uma boa alternativa é usar óculos de natação. Após o uso, lave muito bem os olhos com água ou use colírios lubrificantes.

Para os usuários de lentes de contato, é preferível adotar os modelos de descarte diário, para evitar o risco de contaminação.

Banho de mar

Uma das irritações mais frequentes após o banho de mar é a conjuntivite. Por isso, é recomendado lavar bem os olhos ao sair do mar, usar um colírio lubrificante e não coçar os olhos, isso pode causar lesões por agentes que estão na superfície ocular.

Para usuários de lentes de contato, fica a mesma recomendação do banho de piscina.

Suor

Você sabia que até mesmo o suor pode gerar irritações oculares? Por isso, é recomendado usar uma toalhinha para evitar que o suor escorra e também vale apostar em faixas esportivas.

Precisa ter muito cuidado ao espalhar o filtro solar no rosto, o contato com os olhos pode causar ardência e irritação. Por isso, é recomendado usar filtro solar específico para a região do rosto.

Caso o contato aconteça, lave bem o rosto com água corrente ou use um colírio lubrificante.

Esses são alguns cuidados que você deve ter com os olhos no verão. Caso algum dos problemas persista, procure um médico oftalmologista.

Share: