fbpx

Tire todas suas dúvidas sobre Lentes de Contato

Tire todas suas dúvidas sobre Lentes de Contato

É normal ter dúvidas sobre lentes de contato, afinal, como é algo que colocamos diretamente em contato com os olhos, precisa mesmo ter um cuidado redobrado.

Ela são uma ótima alternativa aos óculos de grau e apresentam muitas vantagens quando comparadas a eles, como exemplos: as lentes não quebram, elas não pesam e nem escorregam no rosto e são perfeitas para quem pratica algum esporte físico.

Entretanto, as lentes de contato, se não forem usadas corretamente, aumentam o risco de alguns problemas oculares, como o terçol, olhos vermelhos e ressecados e até problemas mais graves, como úlceras na córnea.

Por isso, continue lendo esse post e tire todas as suas dúvidas sobre lentes de contato.

Quem pode usar lentes de contato?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é lentes de contato. A resposta para ela é bem simples: qualquer pessoa pode usar.

Claro, estamos falando em um sentido genérico de idade, mas apenas o oftalmologista vai determinar qual a sua necessidade, o melhor tipo de lentes para o seu caso e se você não possui alguma doença ocular que te impeça de usá-las.

Até mesmo crianças podem usar lentes de contato, mas para isso elas precisam ser responsáveis o suficiente para cuidar das lentes e fazer a higiene necessária.

Como cuidar das lentes de contato?

As lentes de contato não fazem mal aos olhos, mas para isso elas precisam ser usadas com responsabilidade e respeitando as suas regras de uso, como o tempo máximo de 8 horas por dia e os cuidados de higiene necessários. Se você não usá-las da forma corretamente e não cumprir os cuidados de higiene necessários, daí sim elas podem causar alguns problemas oculares.

Com isso, veja abaixo algumas regras de limpeza e cuidados para quem usa as lentes de contato regularmente:

  • Antes de levar as lentes de contato aos olhos, você precisa lavar muito bem as mãos com sabonete líquido antibacteriano;
  • Enquanto você estiver usando as lentes de contato, lave o estojo com solução desinfetante de lentes, deixando-o secar ao ar livre de cabeça para baixo e sobre um tecido limpo;
  • Quando você for retirar as lentes de contato, deve colocá-las na palma da mão, uma de cada vez, adicionar algumas gotas de solução desinfetante e com a ponta do dedo deve esfregar delicadamente a parte da frente e a parte de trás de cada lente de modo a limpar bem a sua superfície. Depois disso deve enxaguar novamente as lentes com mais algumas gotas de líquido e só depois deve guardar no estojo;
  • Sempre que for guardar as lentes de contato, você deve limpar muito bem o estojo próprio para elas com a solução desinfetante. Após isso, primeiro deve colocar a solução no estojo e só depois as lentes;
  • Caso você não utilize as lentes de contato todos os dias, deve mesmo assim trocar a solução do estojo pelo menos uma vez ao dia.

Algumas dúvidas frequentes sobre lentes de contato

Pode dormir de lentes de contato?

Apenas as lentes de contato de uso prolongado para os períodos de dia e noite podem ser usadas para dormir, pois são feitas para isso. Já as lentes de contato mais comuns são feitas para usar durante 8 horas seguidas.

Pode limpar as lentes de contato com soro fisiológico?

Não, as lentes de contato não devem ser limpas com soro fisiológico ou água. Para a sua limpeza, você deve usar apenas as soluções desinfetantes próprias para lentes de contato.

Pode nadar com lentes de contato?

As lentes podem sim ser usadas na praia ou na piscina, desde que tenha o cuidado de fechar sempre bem os olhos ao mergulhar ou usar óculos de natação. Quando voltar para casa, o recomendado é limpar as lentes de contato com a solução desinfetante.

Lentes de contato podem agravar a miopia?

Não, já está provado que as lentes de contato não são responsáveis por agravar a miopia.

Como você pode ver, as lentes de contato, quando usadas de forma corretamente, não prejudicam a saúde dos olhos. Por isso, se você ficou com vontade de começar a usá-las, agende uma consulta aqui na SP Oftalmo.

Unidade Saúde

Tel: (11) 5073-6264

WhatsApp: (11) 94257-6853

Unidade Jardins

Tel: (11) 3141-2999 / (11) 3171-0082 / (11) 3285-4805

WhatsApp: (11)95318-9602

Share: