fbpx

Check-Up Anual Ocular: Entenda por que é tão importante realizá-lo

Check-Up Anual Ocular: Entenda por que é tão importante realizá-lo

Quando falamos em fazer um check-up da nossa saúde, a maioria das pessoas já pensam nos exames de rotina no coração, de sangue, mas acabam esquecendo de checar a sua visão.

Muitos procuram o oftalmologista somente quando não estão enxergando bem e isso está atrapalhando no seu dia-a-dia. Mas saiba que muitas doenças oculares são silenciosas, não apresentam sintomas no início.

Por isso, independente da faixa etária, os cuidados com a saúde ocular e o atendimento por um oftalmologista devem ser realizados periodicamente. Desta forma será possível detectar e tratar adequadamente doenças que são muitas vezes graves. Então, continue lendo esse post e entenda a importância de realizar um check-up anual ocular.

O que é o check-up ocular?

O check-up ocular é uma avaliação clínica em que através de uma consulta com o oftalmologista você faz todos os exames de olhos, como fundo de olho e medição da pressão ocular.

Quando devo fazer o check-up ocular?

Independente da sua idade, os cuidados com a saúde ocular e a consulta com um oftalmologista são importantes para a saúde dos seus olhos, e, por isso, é fundamental que sejam realizados periodicamente, pelo menos uma vez ao ano.

É importante ficar atento aos problemas visuais que podem ocorrer em cada fase da vida. São eles:

Bebês e crianças

A primeira avaliação oftalmológica deve acontecer ainda na maternidade, logo após o nascimento com o teste do olhinho. Seu objetivo é diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor e glaucoma.

Antes de completar um ano, a criança deve se consultar com o oftalmologista para avaliar estrabismo e erros de refração. Se os exames forem normais, ela deve retornar ao médico a cada ano. Já nos casos em que a criança usa óculos ou apresenta alguma outra irregularidade, o ideal é visitar o oftalmologista a cada seis meses.

Adolescência e início da fase adulta

Entre os 13 e os 30 anos de idade as ametropias – a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo – aparecem com mais frequência. A manifestação de irregularidades visuais como o ceratocone também é comum nesta fase da vida, devendo ser acompanhado de perto pelo oftalmologista.

Adultos

Quando chegam os 40 anos de idade, a famosa vista cansada, chamada de presbiopia, que é a dificuldade de enxergar de perto, aparece com mais frequência, por isso, deve-se manter uma regularidade na consulta ao oftalmologista.

Idosos

Após os 60 anos de idade, o diagnóstico de catarata e glaucoma, que são causas de cegueira, geralmente aparecem com maior frequência nesta faixa etária.

A importância do check-up ocular

A maior importância do check-up ocular é que, como há várias doenças oculares que se desenvolvem silenciosamente e sem sintomas, através dos exames de rotina com o oftalmologista, essas doenças são diagnosticadas precocemente e, com isso, podem ser revertidas ou tratadas de forma eficaz.

O check-up ocular não é apenas um conjunto de exames, mas sim uma avaliação ocular global, que tem como objetivo o bem-estar e a saúde dos seus olhos.

Agora no final do ano, quando a maioria das pessoas está de férias, é uma boa hora para incluir na sua agenda um check-up com o oftalmologista.

Agende uma consulta aqui na SP Oftalmo.

Unidade Saúde

Tel: (11) 5073-6264

WhatsApp: (11) 94257-6853

Unidade Jardins

Tel: (11) 3141-2999 / (11) 3171-0082 / (11) 3285-4805

WhatsApp: (11)95318-9602

 

Share: