fbpx

Dia das Crianças: Você já levou seu filho ao Oftalmologista?

Dia das Crianças: Você já levou seu filho ao Oftalmologista?

Você já levou seu filho ao oftalmologista? Essa é uma pergunta muito importante e saiba que não é preciso esperar muito para essa consulta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, a primeira consulta acontece ainda na maternidade, com o teste do olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, que serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma e estrabismo.

Depois disso, a visita ao oftalmologista deve ser de rotina para avaliar possíveis alterações e intervir precocemente em caso de necessidade.

 

Importância de levar seu filho ao oftalmologista

É muito importante lembrar que bebês e crianças com problemas de visão podem não perceber o problema, afinal, elas podem nunca ter visto o mundo em foco. Por isso, é de suma importância fazer o teste do olhinho logo no nascimento do bebê e levar a criança ao oftalmologista no primeiro ano de vida.

Neste período muitas doenças ou problemas são mais facilmente tratados quando identificados precocemente. Isso por que quando o bebê nasce, sua visão ainda está em formação. Tanto que até os seis meses, é normal o olhinho tremer um pouco e até entortar, por isso que os médicos esperam passar esse período para começar a avaliá-los.

Um exemplo é o estrabismo que é muito mais fácil o seu tratamento em crianças. É normal a criança parecer estrábica (vesga) nas primeiras semanas de vida, pois não tem coordenação motora ocular para manter os olhos paralelos.

Essa condição é considerada normal até os 6 meses de idade. A partir dos 6 meses, se os olhos da criança parecem desalinhados é preciso consultar o médico. O oftalmo pode indicar o uso de tampão, óculos e, em alguns casos, cirurgia.

 

Quando levar seu filho ao oftalmologista

O primeiro exame da criança deve ser realizado na maternidade, que é o teste do olhinho. Se estiver tudo normal, deve ser novamente examinada com 1 ano de idade, aos 3 anos e a seguir na idade pré-escolar.

Os olhos são os órgãos que mais se desenvolvem durante o primeiro ano de vida e o seu desenvolvimento fica completo por volta dos 7 anos. Por isso, é muito importante levar a criança ao oftalmo no começo de sua aprendizagem, para já identificar um problema como a miopia.

Preste atenção se o seu filho apresenta desinteresse por leitura ou é muito disperso, se ele se aproxima muito dos livros, da lousa ou da televisão para enxergar melhor e se costuma apertar os olhos para ver com nitidez. Todos esses são indícios de um problema de visão.

Com isso, ficou muito claro a importância de levar o seu filho ao oftalmologista. Doenças precocemente diagnosticadas têm um tratamento mais fácil. Por isso, não deixe pra depois, a saúde do seu filho vem em primeiro lugar.

A SP Oftalmo atende no Jardins e na Saúde e somos credenciados com quase todos os convênios médicos. Você pode agendar a sua consulta por aqui, basta clicar no ícone do WhatsApp no topo da página. Não deixar de levar seu filho ao oftalmologista.

Share: