fbpx

Saiba tudo sobre catarata

Saiba tudo sobre catarata

Para começar, você sabe o que é catarata? A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco.

Ela pode causar perda parcial ou total da visão, deixa a visão nublada, diminui a visão noturna e causa hipersensibilidade à luz. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

Por isso, continue lendo esse post e saiba tudo sobre catarata, os seus tipos, sintomas e tratamento.

Tipos de catarata

A catarata pode ser dividida em 4 tipos. São elas:

Catarata Senil

É o tipo mais comum da catarata e essa forma da doença está relacionada à idade, ocorre por causa do envelhecimento.

Ela aparece ao longo dos anos com o envelhecimento do cristalino, causando a perda da transparência e, com isso, impede a pessoa de exercer suas atividades normais.

Catarata Traumática

É o tipo causado devido a lesões no olho, contusões, radiações ou descargas elétricas. Pode levar vários anos após o trauma para que ela apareça.

Catarata Secundária

Ela pode ocorrer devido a alguma doença ocular inflamatória que a pessoa já possui, como uveíte, glaucoma agudo, alta miopia, distrofia hereditária de fundo de olho e o uso de medicamentos contendo esteróides.

Catarata Congênita

É o tipo de catarata que aparece em bebês e crianças e pode se desenvolver por mutações genéticas, anormalidades cromossômicas, ou em casos de infecções durante a gravidez e abuso de álcool ou drogas.

Ela pode estar presente logo no nascimento do bebê ou se formar no primeiro ano de vida. Nem sempre apresenta sintomas, podendo ser removida apenas se interferir na visão do bebê, por isso, os pais precisam ficar atentos.

Sintomas da catarata

Nem todas as cataratas causam sintomas e prejudicam a visão. Para aquelas que afetam a vida diária da pessoa, os sintomas comuns incluem:

  • Quando a visão fica nublada;
  • Uma visão que aparece brilho de lâmpadas;
  • Quando apresenta dificuldade de dirigir à noite devido ao brilho dos faróis;
  • As mudanças frequentes do grau na prescrição de óculos;
  • Quando aparece uma visão dupla;
  • Quando há a melhoria da visão de perto que, logo em seguida, piora;
  • Dificuldades em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão.

Os pais precisam prestar atenção para sinais de catarata em bebês e crianças:

  • Quando a criança não olha diretamente para um ponto ou não responde a rostos ou objetos grandes e coloridos;
  • Quando a criança protege os seus olhos mais do que o esperado quando sob luz solar intensa;
  • Quando a criança apresenta olho desalinhado e não se concentra em um mesmo ponto;
  • Quando os olhos da criança podem ter movimentos errantes repetitivos (nistagmo). Isso geralmente é um sinal tardio de catarata.

Tratamento da catarata

A catarata é uma doença que pode ser revertida por meio de um procedimento cirúrgico.

Cirurgia de catarata

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. A cirurgia é um procedimento comum que envolve a remoção da lente turva do olho. A lente pode ser substituída por uma lente artificial, chamada implante de lente intraocular (LIO).

Hoje não se espera mais a doença progredir para operar, logo com os primeiros sintomas e o diagnóstico precoce, o paciente já pode ser direcionado para a cirurgia. Isso é importante para evitar o avanço da doença e, com isso, complicações permanentes.

Como você pode ver, a catarata não é uma doença que aparece apenas com o envelhecimento. Por isso, o melhor tratamento sempre é a prevenção e fazer consultas regularmente com o oftalmologista é a melhor opção.

Então, agende a sua consulta aqui na SP Oftalmo.

Tags:
Share: