fbpx

DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade

DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença que acomete a mácula, a região central da retina, responsável pela parte central da nossa visão. A DMRI é a principal causa de perda da visão irreversível em pessoas acima de 60 anos de idade em países desenvolvidos.

A mácula possui células sensíveis à luz, os fotorreceptores, e a perda da visão central na DMRI acontece quando essas células são degeneradas. O sintoma mais comum são distorções das imagens, ou em estágios mais avançados, mancha central que dificulta a leitura, e atividades comuns da rotina.

A DMRI pode ser seca/não-exsudativa, acometendo 90% dos pacientes, ou úmida/exsudativa, incidindo nos outros 10%. A DMRI exsudativa é o principal motivo da perda visual central. Relacionada à degeneração macular, ela é marcada pelo surgimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina.

Há diversos fatores relacionados à DMRI, como tabagismo, muita exposição à radiação solar, pele e olhos claros, predisposição genética, dieta rica em gorduras, entre outros. A prevenção da doença é feita através de óculos com proteção UVA e UVB, vitaminas, antioxidantes e um estilo de vida saudável.

Apesar de as lesões serem irreversíveis, o diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para o controle da doença e para evitar grandes impactos na vida do paciente. Marque uma avaliação aqui na SP Oftalmo, nós contamos com profissionais e tecnologias excelentes!

Share: