fbpx

Estrabismo: O que é? Como corrigir?

Estrabismo: O que é? Como corrigir?

O estrabismo é um distúrbio que afeta o alinhamento dos olhos, de forma de cada um aponta para uma direção diferente. Essa condição pode afetar o paciente desde o nascimento, por fatores genéticos, ou ser adquirida ao longo da vida como consequência de outras doenças, geralmente diabetes ou doenças neurológicas.

Até os quatro meses de idade, bebês podem manifestar um desvio nos olhos, pois os sistemas visual e cortical ainda estão se desenvolvendo. Porém, se houver algum desvio ocular depois dessa idade, é importante passar por uma avaliação oftalmológica. Quando o estrabismo é desenvolvido na fase adulta, ele pode vir acompanhado da visão dupla (diplopia), e é importante que seja avaliado com urgência pois é altamente sugestivo de quadros neurológicos que são potencialmente graves.

O estrabismo pode ser classificado como:
Convergente (esotropia): um ou os dois olhos se deslocam para dentro.
Divergente (exotropia): um ou ambos os olhos se movem para fora.
Vertical (hipertropia): quando o deslocamento ocorre para baixo ou para cima.

Como corrigir?
O tratamento vai depender da causa do desvio, podendo ser corrigido apenas com uso correto dos óculos até de maneira Cirurgica. Para alguns casos, existe o tratamento com o uso da Toxina Botulínica para bloquear a chegada dos impulsos nervosos ao músculo.
Entre em contato com a SP Oftalmo para agendar uma avaliação.

Share: