fbpx

O Uso do Celular na Infância e a Miopia Infantil

O Uso do Celular na Infância e a Miopia Infantil

Seu filho não sai da frente das telas? Cuidado! O uso excessivo desses aparelhos pode causar Miopia!

Até recentemente, havia uma enorme preocupação com a exposição das crianças e adolescentes à televisão e videogames. Hoje, as telas praticamente viraram babás eletrônicas e tornou-se impossível pensar na infância sem tablets e smartphones.

No final de abril deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um guia com orientações para crianças menores de 5 anos, onde especificou que crianças menores de 2 anos não devem ter contato com telas. As recomendações, que incluem alternativas ao entretenimento via tela, são:

– Bebês menores de 1 ano: Ao invés do contato com telas, devem realizar diferentes atividades durante o dia, principalmente no chão.

– Crianças de 1 a 2 anos: Atividades físicas devem durar ao menos 3h. O tempo sentado não pode ser longo.

– Crianças de 2 a 5 anos: A partir de 2 anos, o tempo de tela não deve ultrapassar 1h ao dia. As atividades físicas devem durar ao menos 3h, sendo 1h de intensidade moderada a vigorosa.

Essa é uma questão de saúde pública, pois é o momento no qual as crianças desenvolvem habilidades que serão cruciais por toda a vida. O uso excessivo dos aparelhos eletrônicos está diretamente relacionado ao aumento de miopia infantil. Nosso olho possui um mecanismo que nos permite olhar objetos distantes e focar nitidamente objetos próximos, através da contração do músculo ciliar, o anel no meio do olho para visão a distância. O esforço excessivo da visão pode causar fatores relacionado ao aumento da miopia.

Pouco tempo ao ar livre e muito tempo dentro de casa focado nas telas são fatores de risco para o surgimento da miopia. Os danos podem ser evitados, mas é preciso ensinar desde cedo as crianças a fazer uso moderado, reduzir o brilho da tela ao conforto da visão e manter a tela a, pelo menos, 50 cm do rosto.

Para prevenir a miopia ou evitar que ela avance, é necessário passar por consultas oftalmológicas. A primeira deve ser feita entre os 6 meses e 1 ano de idade. Traga seu filho para Sp Oftalmo, nossa equipe é composta por excelentes profissionais formados nas principais instituições do país.

 

A SP Oftalmo atende diversos convênios médicos e possui 2 unidades: no Jardins (Alameda Campinas 728) e na Saúde (Av. Fagundes Filho 134).