A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), ou Pressão Alta, afeta 20% da população mundial e metade das pessoas acima dos 65 anos. É uma doença que, quando mal controlada, pode causar diversos problemas cardiovasculares, e inclusive problemas oculares.

Na hipertensão de longa data e descuidada, os vasos sanguíneos que irrigam a retina são afetados; ficam mais finos e rígidos, impedindo a retina de receber sangue, nutrientes e oxigênio como deveria. Este processo pode levar à Retinopatia Hipertensiva, provocando a perda da visão.

O grande risco da Retinopatia Hipertensiva é que em seus estágios iniciais, é uma condição assintomática até os problemas causados por ela se instalarem.
Nos estágios iniciais da retinopatia, apenas o exame de fundo de olho pode detectar que algo não está indo tão bem.

Com a evolução da doença, o paciente pode ter queixas visuais inespecificas, e somente em estágio avançado, aparecem sintomas mais agudos como perda de visão central ou periférica, manchas ou distorções na visão.

Nós fazemos o diagnóstico da Retinopatia Hipertensiva através do Exame de Fundo de Olho, onde identificamos a localização e a intensidade das lesões retiniana. Devemos levar em conta o histórico do paciente, se ele já está controlando a pressão alta e há quanto tempo possui a doença para indicar o melhor tratamento. Entre em contato para saber mais!

A SP Oftalmo atende diversos convênios médicos e possui 2 unidades: no Jardins (Alameda Campinas 728) e na Saúde (Av. Fagundes Filho 134).

Somos uma clínica oftalmológica especializada em diversos tratamentos e cirurgias dos olhos, como por exemplo, catarata, refrativa e glaucoma. Atendemos à diversos convêniosmédicos e estamos localizados no Jardins (Alameda Campinas 728) e na Saúde (Av. Fagundes Filho 134).