fbpx

O uso do colírio na gestação pode prejudicar o meu bebê?

O uso do colírio na gestação pode prejudicar o meu bebê?

Durante o período de gestação, a mãe é sempre muito bem orientada a não ingerir medicação sem se certificar com um médico se será seguro para o feto.

 

E quanto ao uso de colírios? Talvez, por não serem ingeridos, mas aplicados, pode-se pensar que não farão mal durante a gravidez. Entretanto, os colírios também são absorvidos pelo corpo, indo para a corrente sanguínea. Podendo assim, causar o mesmo mal que qualquer outra medicação ingerida.

Os que trazem maior risco para o feto são os antibióticos e anti-inflamatórios. Os lubrificantes podem ser usados sem risco e podem substituir os outros quando possível. O problema é que existem no mercado, diversos colírios que são vendidos como lubrificantes, mas contém medicações vasoconstritoras, totalmente contra-indicadas em qualquer paciente, especialmente, gestantes.

Também deve ser observado o período gestacional. Até os 3 primeiros meses, deve-se evitar ao máximo qualquer medicação. Após os 6 meses, o período de formação do feto já passou e os perigos são menores.

Ainda assim, é importante ressaltar que em gestação ou não, a auto-medicação nunca deve ser feita. Sempre que houver qualquer alteração na visão, o oftalmologista deve ser consultado antes de se tomar outras providências.

Share: