fbpx

Diabéticos devem avaliar a retina

Diabéticos devem avaliar a retina

A retinopatia diabética é uma complicação que ocorre quando os níveis de glicose em excesso no sangue afetam os vasos sanguíneos da retina. Isso pode causar o comprometimento da visão, levando, inclusive, à cegueira.

 

Portanto, todo diabético deve ter um próximo acompanhamento oftalmológico para avaliação do fundo de olho, especialmente se o diabetes estiver mal controlado.

A periodicidade dos exames vai depender muito de caso a caso, mas no mínimo, uma vez ao ano, o paciente com diabetes deve visitar seu médico Oftalmologista.

 

Para se evitar a retinopatia diabética, é necessário controlar os níveis de glicemia, pressão alta e outros fatores de risco que devem ser acompanhados pelo médico clínico. Tempo de doença também é extremamente importante no curso da retinopatia diabética. Isso que dizer que, mesmo bem controlado, mas por muitos anos, inevitavelmente, o paciente vai ter algum grau de retinopatia.

 

Vale pontuar que o diabetes tipo 2 é acarretado principalmente pelo estilo de vida. Obesidade e sedentarismo tem forte atuação na causa do diabetes tipo 2. Portanto, a melhor forma de prevenção é manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos.

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

Share: