fbpx

Quando fazer a cirurgia de catarata?

Quando fazer a cirurgia de catarata?

A opacificação do cristalino, chamada de catarata, faz parte do envelhecimento natural do corpo humano. Os principais fatores de risco são idade, hábitos como tabagismo, alimentação, exposição solar e fatores genéticos.

A boa notícia é que hoje em dia já contamos com a cirurgia de substituição do cristalino (lente natural dos olhos) por uma nova lente intra-ocular.

A questão é, quando essa cirurgia deve ser realizada?

A resposta para essa pergunta é simples: depende no nível de limitação de atividades do paciente. Ou seja, quando a pessoa começa a perder qualidade de vida por conta de sua visão, a cirurgia está indicada.
Claro que existem excessões para esta regra. Existem casos onde o paciente tem uma exigência visual muito baixa, e não percebe na sua rotina, a perda de visão que a catarata está trazendo. Em partes, isso se deve devido ao crescimento lentamente progressivo da catarata.

Vale destacar, porém, que esses sinais podem ser decorrentes de outras doenças, como glaucoma, ou Degeneração Macular Relacionada à Idade. O que será diagnosticado e tratado ao consultar um especialista.

Indicamos sempre, consultas periódicas com seu Oftalmologista, para que juntos, possam decidir o momento mais oportuno para fazer a cirurgia e verificar quais são as opções mais interessantes de tratamento!

 

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

 

Share: