O CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) estima que 3% da população com 40 anos ou mais possui glaucoma, representando cerca de 2,5 milhões de brasileiros. O Conselho ainda informa que os portadores com mais de 50 anos também possuem outras doenças crônicas que podem agravar a evolução da doença.

O glaucoma é uma doença crônica do nervo óptico, aquele que leva as informações do olho ao cérebro. Por ser um quadro que nem sempre apresenta sintomas, é considerada como a principal causa de cegueira do mundo pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A doença pode estar presente de maneira silenciosa, causando um déficit visual lentamente progressivo, que quando diagnosticado, já se encontra em um quadro irreversível. Portanto, a partir dos 40 anos de idade, é importante passar por consultas de rotina anualmente para que o oftalmologista faça todos os exames necessários e comece o tratamento o quanto antes, caso a doença seja diagnosticada

O tratamento clínico envolve o uso contínuo de colírio, mas pesquisas apontam que 20% dos portadores de glaucoma não fazem o tratamento da forma correta ou abandonam o colírio.
Em casos avançados, onde o tratamento clínico não se mostra eficiente, podemos indicar um procedimento cirúrgico.
Procure um de nossos oftalmologistas para um diagnóstico precoce ou ajuste do tratamento. Não entre para essas estatísticas!

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui