fbpx

Hábitos que ajudam na Saúde dos Olhos

Hábitos que ajudam na Saúde dos Olhos

Estudos demonstram que entre 1990 e 2015, os casos de cegueira no mundo aumentaram de 30,6 milhões para 36 milhões, enquanto o número de portadores de algum tipo de deficiência visual, de moderada a grave, teve um aumento de 36%.
Acredita-se que isso se deva aos hábitos adquiridos com a vida urbana e sedentária: passamos a maior parte do nosso tempo em frente a telas e em ambientes fechados, consumindo alimentos processados pobres em nutrientes. Tudo isso, também aliado ao aumento da expectativa de vida.

A prevenção das doenças pode ser mais simples do que uma mudança radical no nosso estilo de vida. Aqui vão algumas dicas simples e que podem ser incorporadas à sua rotina e já podem fazer diferença para uma melhora na sua qualidade de vida.

– Não se exponha a diretamente ao sol, use óculos de sol com proteção UVA e UVB.
– Não use colírios sem prescrição e orientação médica.
– Não coce os olhos
– Pare de fumar – cigarro nunca é uma boa ideia.
– Pratique atividade física, especialmente ao ar livre.
– Não use mais de uma tela ao mesmo tempo (evite navegar no computador enquanto assiste televisão e confere as redes sociais, por exemplo) e use com moderação.
-Siga uma alimentação equilibrada e nunca deixe de ingerir fontes de vitamina C (frutas cítricas), luteína (espinafre, milho, gema de ovo…) e ômega-3 (pescados).

– Consulte oftalmologista se perceber qualquer alteração no campo visual ou, mesmo sem sintoma algum, faça visitas regulares especialmente depois dos 40.
Aqui na SP Oftalmo, contamos com médicos oftalmologistas especializados em todas as áreas da Oftalmologia para o melhor cuidado da saúde de seus olhos.

Share: