fbpx

Você tem fotofobia?

Você tem fotofobia?

Permanecer em um ambiente muito claro ou olhar diretamente para a luz te causam desconforto? Você pode estar com fotofobia!

A fotofobia não é uma doença e sim uma consequência, um sintoma de algum problema que ocasiona esse desconforto em relação a luz.

Pode ser decorrente de patologias oftalmológicas como: síndrome dos olhos secos, efeitos colaterais de medicações, patologias na córnea, inflamacao nos tecidos intra oculares (úvea), pós operatórios, entre outros.

Porém, não necessariamente a fotofobia está associada à doenças oftalmológicas, ela pode estar relacionada a uma sensibilidade aumentada e individual, não sendo necessariamente patológica. Pacientes com olhos claros por exemplo, podem ser naturalmente sensíveis à luz. Também devemos excluir quadros neurológicos, psicológicos ou mesmo intoxicações por substâncias.

O mais importante para o tratamento é descobrir a causa.
Especialmente se a fotofobia aparece de forma aguda, uma avaliação oftalmológica se torna obrigatória. Em um primeiro momento, de alta sensibilidade é recomendado o uso de óculos de sol com proteção UVA e UVB e evitar ficar exposto no sol.

.

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

Share: