A conjuntivite é uma inflamação da mucosa, que reveste o olho. Sua causa pode ser viral, bacteriana ou alérgica e os 3 tipos se não forem tratados corretamente podem levar à cegueira.
Vamos falar um pouco de cada uma delas:
1. A viral normalmente vem acompanhada de um resfriado ou algum tipo de infecção, começa em um olho e rapidamente acomete o outro olho. Ela é altamente contagiosa e fácil de ser transmitida. Seu tratamento envolve corticoides e pode ser feita compressa de água fria para aliviar o incômodo.
2. Já a bacteriana, como o próprio nome diz é associada a alguma bactéria, mais comumente a Chlamydia e raramente a Moraxella. O sintoma principal desse tipo de conjuntivite é a presença de pus e alta secreção. Ela também é facilmente transmitida e seu tratamento incluí colírios e antibióticos.
3. Por fim, a alérgica. Ela é proveniente de alguma alergia à substâncias, como por exemplo: poeira, pó, pelos de animais, maquiagem ou mesmo substâncias químicas. Ela não é transmissível e os sintomas se assemelham a gripe, coceira nos olhos, espirros e coriza. O uso de colírios costuma ser suficiente no tratamento, mas em alguns casos se faz necessário a ingestão de antialérgicos.
Não espere os sintomas piorarem para procurar um Oftalmologista. A SP Oftalmo atende à diversos convênios e estamos localizados no Jardins e na Saúde.