Imagina enxergar como uma tela de celular sem brilho e cercada com uma borda escura? Essa é a visão de alguém que tem Retinose Pigmentar, uma doença genética, que tem seus primeiros sintomas no início da adolescência.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a doença tem uma incidência de 0,025% (em média 1 para cada 3.500 a 4.000 indivíduos).
Ela é caracterizada pela degeneração na retina, que provoca a diminuição gradual do campo de visão, chegando à perda de visão central quando o paciente atinge a idade adulta.
O diagnóstico é realizado através do exame de fundo de olho. Também é levado em conta inchaços e hemorragias na região da retina.
Entretanto, é importante alertar que não existe cura para essa doença genética atualmente. Quanto ao tratamento, existem muitas pesquisas no campo da terapia gênica e até mesmo com uso da suplementação de vitamina A.
Porém, evite seguir receitas, ou curas que aparecem pela internet. O tratamento correto deve ser acompanhado por um especialista.
Em caso de dúvida, sempre procure seu oftalmologista.
A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui
