fbpx

Dia Mundial Sem Tabaco: Os Malefícios do Tabaco à Visão

Dia Mundial Sem Tabaco: Os Malefícios do Tabaco à Visão

Já é amplamente conhecidos os malefícios que o fumo traz à saúde: câncer, problemas respiratórios e cardíacos costumam ser os mais comentados. Mas saiba que a visão também é gravemente afetada pelo vício.

Fumar pode tanto provocar a diminuição da produção basal de lágrima – que é necessária não só para chorar quando ficamos tristes, mas para a lubrificação e limpeza dos olhos -, quanto ser um fator de risco para oftalmopatia de graves, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade, levando à cegueira irreversível em muitas dessas patologias.

Quem fuma e usa lentes de contato estão ainda mais expostos aos malefícios do cigarro, pois aumentam as chances de desenvolvimento de infiltrados de córnea, podendo adquirir uma doença chamada ceratite ulcerativa (um tipo de infecção na córnea).

Por fim, Segundo o estudo realizado nos Estados Unidos que gerou o relatório especial do Centers for Disease Control and Prevention, o tabaco está relacionado com a maior frequência de desenvolvimento de diabetes, doença que causa maior propensão ao glaucoma e à catarata.

Por isso, se você é fumante e está preocupado/a com a saúde dos seus olhos, converse com nossos oftalmologistas. Nossas unidades estão localizadas no Jardins e na Saúde e atendemos à diversos convênios médicos.