fbpx

O estresse pode prejudicar a visão?

O estresse pode prejudicar a visão?

O estresse pode prejudicar a saúde de todo o corpo, inclusive dos olhos. Geralmente, os sintomas são bem inespecífico, como lacrimejamento, dores de cabeça, flutuação de visão e tremores nas pálpebras. O estresse também pode estar relacionado com doença mais assustadoras, como a Coriorretinopatia Serosa Central (CSC), doença que causa descolamento da retina na região que chamamos de mácula, responsável pela visão dos detalhes e cores.

A CSC geralmente acomete homens de 25 a 45 anos, porém tem crescido muito entre mulheres nos últimos anos, e seu principal denominador comum entre esses pacientes é o estresse exacerbado. O que acontece é que a pessoa perde a capacidade de enxergar a região central com nitidez, ficando escuro ou embaçado.

Apesar de sintomas assustadores, na maior parte dos casos, a retina tende a se recuperar sozinha e o paciente volta a enxergar normalmente. Porém, quando a CSC é repetitiva, pode provocar sequelas, por isso é importante se consultar com um oftalmologista para receber o diagnóstico e encontrar um tratamento adequado.

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica especializada em diversos tratamentos e cirurgias dos olhos, como por exemplo, catarata, refrativa e glaucoma. Atendemos à diversos convênios médicos e estamos localizados no Jardins (Alameda Campinas 728) e na Saúde (Av. Fagundes Filho 134).