fbpx

O que são moscas volantes?

O que são moscas volantes?

Moscas volantes são aqueles pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. São bem perceptíveis quando se olha para uma parede lisa, ou durante a leitura de um livro.

E como essas mosquinhas aparecem em nossa visão? Com o avançar da idade, o fluído gelatinoso que preenche o globo ocular, chamado de vítreo, se liquefaz e se desprende da retina. As mosquinhas são pequenos pontos de condensação do vítreo que, quando se separam da retina, projetam uma sombra móvel na retina.

As moscas volantes não oferecem dano à visão e fazem parte de um processo natural de envelhecimento. As pessoas que têm miopia, fizeram cirurgia de catarata, tratamento YAG Laser ou sofrem de inflamação da retina têm maior propensão a ter esses sintomas. Nesses casos, não há necessidade de tratamento.

Entretanto, quando as moscas volantes aparecem de maneira súbita e se acompanhado de FLASHES de luz, um atendimento oftalmológico URGENTE se faz necessário
Esses sintomas são sugestivos de lesões na retina, que podem evoluir para um descolamento de retina e comprometer a visão de maneira irreversível! Consulte sempre seu Oftalmologista, principalmente na mudança no padrão das moscas volantes.

Share: