fbpx

Retinoblastoma

Retinoblastoma

Infelizmente, metade dos casos de crianças com câncer ocular na retina chegam para o tratamento já em estágio avançado.

 

E, o que é ainda pior, em alguns casos, é necessária a enucleação, ou seja, a retirada do globo ocular, para impedir que o câncer se espalhe. 

 

Apesar de ser uma doença rara, com apenas 400 casos de crianças afetadas por ano no Brasil, as informações sobre ela ainda são pouco divulgadas, o que prejudica a prevenção eficiente. 

 

Por isso, é importante garantir que os bebês façam o teste do olhinho logo após o nascimento e anualmente até os cinco anos. 

 

Uma das características da retinoblastoma é o esbranquiçamento dos olhos. É possível perceber em fotos com flash, quando os olhos aparecem brilhando de cor branca. Da mesma maneira que os olhos dos gatos brilham em fotos. Em seres humanos saudáveis, o brilho costuma ser de cor avermelhada. 

 

Além desse sintoma, estrabismo, baixa visão e deformação do globo ocular podem ser sinais do câncer. Mas, como sempre, só será confirmado por um médico oftalmologista. 

 

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

Share: