fbpx

Saiba tudo sobre Cirurgia Refrativa

Saiba tudo sobre Cirurgia Refrativa

A grande maioria das pessoas que usam óculos ou lentes de contato, devido a problemas oculares como a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo, sonham com o dia que não vão mais precisar usá-los.

Afinal, óculos e lentes de contato atrapalham algumas atividades diárias, não são todas as pessoas que adaptam-se ao uso das lentes de contato, algumas pessoas não fazem o uso correto da lente e isso acaba prejudicando os olhos e, por final, há um gasto mensal para quem faz uso deles.

Portanto, a cirurgia refrativa, para alguns casos, é a solução. Então, continue lendo esse post e saiba tudo sobre cirurgia refrativa.

O que é Cirurgia Refrativa?

A Cirurgia Refrativa é um procedimento considerado tranquilo e é uma das cirurgias dos olhos mais conhecidas. Ela dispensa a necessidade de internação, pois o procedimento é feito a laser, através de um equipamento chamado Excimer Laser.

Esse equipamento utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modifica a sua curvatura para corrigir os erros refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

Técnicas da Cirurgia Refrativa

Hoje contamos com várias técnicas para realizar a cirurgia refrativa. São elas:

PRK

A PRK é uma cirurgia que tem a indicação para a correção de problemas oculares como a miopia, astigmatismo e hipermetropia, individualmente ou combinados. Nesse procedimento é feita uma raspagem na qual se retira o epitélio da córnea, feito isso o laser é aplicado para a alteração das curvaturas corneanas e correção do grau.

A anestesia para essa cirurgia é local por meio de colírios e ela leva cerca de 10 minutos para ser realizada nos dois olhos.

Ela é indicada para quem possui miopia menor que 8,00 graus, astigmatismo e hipermetropia menores que 4,00 graus. Já as contraindicações são para pacientes que têm alguma doença na córnea, como ceratocone, e outras doenças oculares, como glaucoma e catarata.

LASIK

A LASIK  também é uma cirurgia indicada para a correção de problemas oculares como a miopia, astigmatismo e hipermetropia. Diferente da PRK, esse procedimento não se retira o epitélio da córnea. No entanto, é usado o mesmo laser, ele trabalha na curvatura da córnea levando em conta o grau a ser tratado.

Nessa cirurgia é utilizado um aparelho chamado microcerátomo para cortar uma camada fina na córnea, de cerca de 0,1mm de espessura. Esse primeiro procedimento, chamado de flap, é o que diferencia a LASIK das outras cirurgias refrativas. Essa lamela então é levantada, e o tecido recém exposto da córnea é tratado com o mesmo laser para remodelação da córnea e correção do grau.

A anestesia para essa cirurgia é local por meio de colírios e ela leva cerca de 10 minutos para ser realizada nos dois olhos. As indicações e contraindicações são as mesmas citadas acima na cirurgia PRK.

Para quem é indicado a Cirurgia Refrativa?

É necessário ter um histórico ocular do paciente e que esse se submeta a uma consulta oftalmológica com exame completo. O ideal é que os pacientes tenham idade superior a 21 anos, ausência de doenças oculares ou doenças sistêmicas e que não estejam em gestação.

Pessoas com combinação de ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo)  podem corrigir todas em um só procedimento.

Como você pode ver, as cirurgias refrativas são tranquilas. Esse é um procedimento que vale o investimento, além de não precisar mais usar óculos ou lentes de contato, você não terá mais um gasto mensal, como a compra de lentes, de colírios e soluções de limpeza.

Agende uma avaliação aqui na SP Oftalmo.

 

Unidade Saúde

Tel: (11) 5073-6264

WhatsApp: (11) 94257-6853

Unidade Jardins

Tel: (11) 3141-2999 / (11) 3171-0082 / (11) 3285-4805

WhatsApp: (11)95318-9602

Share: