Hoje vamos falar sobre um assunto muito sério, mas que poucas pessoas tem o conhecimento: o descolamento de retina.
A retina é uma das partes mais importantes dos nossos olhos, ela é responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão e é nela que a imagem captada é registrada, decodificada e enviada ao cérebro.
Então, quando há o descolamento de retina, você precisa procurar um médico oftalmologista urgentemente, pois isso pode levar à cegueira. Portanto, continue lendo esse post e saiba tudo sobre o assunto.
O que é descolamento de retina?
Você deve estar se perguntando, o que exatamente é o descolamento da retina? A retina vai cair do meu olho? Para começar, a retina é uma fina estrutura de tecido nervoso que reveste a parte interna do olho. Quando parte ou a totalidade da retina se desprende da parte posterior do olho, há o descolamento da retina.
Isso não é algo que pode ser visto a olho nu, apenas através de exames com um oftalmologista. Então, não, a retina não vai sair do seu olho. O grande perigo de quando isso acontece é que a retina deixa de receber a quantidade de sangue e oxigênio necessária e através disso pode pode acontecer a morte dos tecidos que leva à cegueira.
Causas do descolamento de retina
Devido ao envelhecimento, o descolamento de retina é, geralmente, mais frequente em pessoas acima dos 50 anos. Entretanto, isso também pode acontecer em pessoas mais jovens. Então, veja abaixo algumas causas que podem levar a isso:
- Traumatismo craniano ou ocular;
- Diabetes;
- Glaucoma;
- Inflamações frequentes do olho;
- Descolamento de retina anterior em um olho;
- Histórico familiar de descolamento de retina;
- Miopia extrema, acima de 10 graus;
- Feito algum tipo de cirurgia ocular;
- Lesões oculares graves ou traumas anteriores;
- Movimentos muito bruscos, como mergulhar, fazer esportes radicais – como o Bungee jumping.
Sintomas de descolamento de retina
Como o descolamento de retina não causa dor e nem é aparente a olho nu, no primeiro momento que você tiver algum dos sintomas abaixo, procure um médico oftalmologista:
- Moscas volantes em seu campo de visão. Elas muitas vezes aparecem como manchas escuras, bolhas, cordas, ou pontos na visão;
- Flashes de luz ou faíscas quando você move seus olhos ou a cabeça, que são mais fáceis de ver num fundo escuro;
- Pode haver a perda parcial ou total da visão (nos casos mais sérios) de um olho ou de ambos.
O descolamento de retina tem cura quando ele é diagnosticado logo no início e a cirurgia é a sua única forma de tratamento. Como é um doença que pode progredir muito rapidamente, ela tem que ser tratada com urgência para não causar danos na visão central.
Além disso, não tem como garantir que a retina recolocada no lugar, a sua visão vai voltar ao normal. Isso vai depender, após a cirurgia, do quanto de sua visão foi afetada. Pode levar muitos meses para melhorar após a reparação e algumas pessoas não se recuperam completamente.
Então, se você está com algum desses sintomas, agende a sua consulta conosco.
Unidade Saúde
Tel: (11) 5073-6264
WhatsApp: (11) 94257-6853
Unidade Jardins
Tel: (11) 3141-2999 / (11) 3171-0082 / (11) 3285-4805
WhatsApp: (11)95318-9602