fbpx

Terceira Idade e as doenças oculares: Catarata

Terceira Idade e as doenças oculares: Catarata

Como todos já devem saber, a principal população afetada pelo surto do Covid-19 é a da terceira idade. Isso tem sido importante para refletirmos sobre os cuidados de saúde desse grupo.

 

Pensando nisso, iniciaremos hoje uma série, em que explicaremos sobre as principais doenças oculares que afetam os idosos. Começando então com a catarata.

 

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a catarata afeta 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm de 65 a 74 anos. 

 

A doença consiste no embaçamento do cristalino. Ela pode estar atribuída tanto a fatores congênitos quanto relacionada ao uso de remédios ou substâncias anabolizantes. Porém, a causa mais comum está ligada ao processo natural de envelhecimento.

 

Atualmente, o único tratamento para a catarata é realizado através de cirurgia, em que o cristalino é retirado e substituído por uma lente artificial. 

 

Continue acompanhando os próximos posts para saber quais as outras doenças que mais afetam os idosos! 

 

A SP Oftalmo é uma clínica oftalmológica que atende a diversos convênios e com diferentes tratamentos, desde consulta de rotina a cirurgias como catarata, blefaroplastia ou refrativa. Temos 2 unidades no Jardins e na Saúde, agende sua consulta ou tire suas dúvidas clicando aqui

Share: