Cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual.
Todos esses sintomas, somados à tensão que leva à dor de cabeça são sinais da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).
⠀
Como o próprio nome diz, a Síndrome afeta indivíduos que passam mais de 9 horas por dia olhando para telas de computadores, tablets, televisão e celular.
⠀
Segundo reportagem da revista Exame, Estudos da ONG Visual Council comprovaram que 68% dos jovens da geração millenial (1981-1996) e 63% dos adultos da geração X (1965-1980) estão sofrendo esse sintomas.
⠀
Existem dois fatores que causam a Síndrome. O primeiro é por piscarmos cerca de 60% menos quando estamos olhando para as telas. O que causa um ressecamento do globo ocular, gerando irritação e ardência.
O segundo fator está relacionado à luz emitida pelos aparelhos, que podem danificar as células da retina.
⠀
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia faz algumas recomendações para evitar sofrer os efeitos adversos de passar muitas horas olhando para telas.
⠀
1. Sugere-se que pequenas pausas, de 5 a 10 minutos por hora, de preferência fixando o olhar a distância e sem olhar para o monitor, possam causar menor desgaste visual, com melhora do desempenho no trabalho.
2. Os turnos de 4 horas no computador devem ser interrompidos por pausas maiores para evitar maior desconforto visual.
3. Procure piscar os olhos com frequência durante os uso das telas, para manter a lubrificação ocular.
4. A SBO aconselha uso de lubrificantes oculares para deter o ressecamento do globo ocular.
5. É sempre aconselhável procurar um oftalmologista para fazer a correção visual. Pois alterações de grau também contribuem para um maior esforço durante o uso de aparelho eletrônicos, provocando tensões e desgastes.
⠀